junho 10, 2012

Há Momentos e Momentos!



A vida tem momentos e momentos. Há momentos em que tudo parece ir bem, o sol está brilhando forte, estamos entusiasmados e tudo parece estar cooperando a nosso favor.Mas, há momentos - e não são poucos - em que parece que a dor que enfrentamos é muito maior que as forças que temos para enfrentá-la. Parece que a tempestade que surgiu em nosso caminho vai engolir o nosso pequeno barquinho e afundá-lo nas fortes ondas do mar. Parece que estamos sendo atingidos por uma série de golpes - um após o outro, após o outro, após o outro, como o boxeador que está sendo atingido por seu oponente de lutaAlgumas vezes, a vida bate forte. E, algumas vezes, parece que nós vamos "cair na lona" e tudo que nós queremos é que a luta acabe logo. Você já se sentiu assim? É aí que nós nos sentimos quase que tomados pelo anseio de orar como o salmista Davi fez no Salmo 57: "Misericórdia, ó Deus, misericórdia!"
Pelo menos uma vez na vida você já orou assim? 
Ou melhor, alguma vez na vida, você já passou por momentos em que você só conseguia orar assim? "Misericórdia, ó Deus, misericórdia!" 
O incrível é que, exatamente, nestes momentos tão difíceis e que nenhum de nós gosta de experimentar, que Deus se apresenta a nós como o grande Consolador das nossas almas. 
Quem nunca ouviu uma história de como Deus se revelou a alguém no momento da sua mais intensa aflição? A Bíblia toda está cheia de relatos assim. A história também.
A questão é que uma vez que Deus é o Senhor da nossa vida, Ele, também, é quem toma para Si mesmo a responsabilidade de guardá-la e dirigi-la. 
Não significa que estamos numa redoma de cristal e que nós não passemos pelos problemas e dores da vida - nós passamos e enfrentamos - mas que nós somos dEle, por direito e por escolha; nós pertencemos a Ele e a nossa vida está escondida com Cristo em Deus. 
Eu sei que na maioria das vezes nós não percebemos a presença de Deus nestes momentos. Parece mesmo que tudo que nós conseguimos perceber é a presença da dor, da angústia, do sofrimento, da adversidade e daquilo que nos aflige e amedronta. É difícil. Eu sei.
Choramos, sofremos, nos angustiamos, sentimos a pressão e a dor; simplesmente, porque somos humanos e estamos neste mundo; mas precisamos nos lembrar que há um Deus que está no controle de todas as coisas, que nos ama além de todo o entendimento e que cuida de nós. 
Por isso é tão importante nunca perder de vista a cruz onde Jesus se entregou por nós. Porque foi na cruz que Deus provou o Seu amor para conosco. 
A conclusão é que se Deus não poupou o Seu próprio Filho, antes o entregou por nós, como não nos dará, juntamente com Ele, todas as coisas? Se Ele escolheu nos perdoar, quem pode nos condenar? Se Ele escolheu nos justificar, quem pode nos acusar? Se Ele quer nos amar, quem pode mudar isto?
Eu sei que a vida não é justa, mas eu não posso confundir Deus com a vida. Deus é bom e as Suas ternas misericórdias e compaixões permeiam todas as Suas obras. Daí que se eu vou encontrar forças e consolo para prosseguir, em meio e apesar das agruras da vida, eu preciso me abrir para Deus, em confiança e dependência. Eu preciso me dar a chance de orar e falar com Deus a respeito daquilo que me aflige e inquieta; e, ao mesmo tempo, a chance de confiar que Ele está cuidando de mim.Ele quer que nós derramemos para Ele o nosso coração. Ele quer que nós confiemos nEle e que possamos nos abrir para sermos transformados por Ele. Mais que nos abençoar, Ele quer nos transformar e nos fazer crescer à Sua imagem.
Eu sei que vivemos dias difíceis. Muito difíceis. Eu sei que as lutas são muitas. E eu sei o quanto é difícil, algumas vezes, encontrar forças para prosseguir. Mas, Deus não nos abandonou. Nem mesmo por um único instante. Mesmo quando não conseguíamos discernir Sua presença e poder em lugar algum na nossa vida. 
Ele está conosco sempre para nos encorajar, fortalecer, inspirar, consolar, reerguer e renovar com o Seu amor e graça. Algumas vezes, Ele vem e nos toca num momento de oração; outras vezes, num momento de silêncio ou num momento em que começamos a reconhecer as obras de Suas mãos e lhe dar graças; algumas vezes, Ele vem na pessoa de um amigo, de uma amiga ou até mesmo de um desconhecido. Mas, Ele sempre está conosco.
Então, não desista de viver, não se deixe levar pelos pensamentos depressivos e nem se entregue à desesperança. Escolha pensar de uma outra maneira. Escolha ver as coisas de uma outra forma. Escolha colocar a sua esperança em Deus, porque Ele é socorro bem presente na hora da angústia.
Como foi o seu dia?
Se hoje foi um dia difícil, amanhã vai ser um novo dia com novas chances e novas oportunidades. Se, hoje, você errou, amanhã, você tem a chance de acertar. Se, hoje, foi um dia de choro e desencorajamento; amanhã, não precisa continuar sendo assim. Não esqueça de que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã. 
Pense nisto e que a graça de Jesus abrace as nossas vidas!

Viver... "Só Por Hoje"

calmness

Viver um dia de cada vez é uma tarefa nada fácil algumas vezes. Na maioria das vezes, nós queremos viver uma semana, um mês, um ano, dez anos de cada vez.Só que o resultado disto acaba sendo ansiedade, preocupação, medo, desesperança, afobamentos, falta de sabedoria e precipitações. Isso quando não somamos tudo em doenças para o nosso próprio corpo e mente.Lembro como Deus enviava o maná, o pão dos céus, para o povo de Israel, durante sua jornada de quarenta anos no deserto, todos os dias e que não era possível armazenar ou guardar o maná de um dia para o outro, porque ele ficava estragado. A única exceção era no dia de descanso, quando Deus mandava que eles colhessem uma porção dupla para os dois dias e esta (apenas esta) não estragava. Interessante, não é?Eles tinham que viver numa total dependência de Deus cada dia. Um dia de cada vez, um dia por vez. Ou como dizem os Alcóolicos Anônimos: "só por hoje". Rsrs!Viver "só por hoje" é exatamente o que Jesus nos ensinou quando disse que não andássemos ansiosos pelo dia de amanhã e que bastava a cada dia as suas próprias preocupações. Lindo de se ler, mas tão difícil de se praticar. Especialmente, quando vivemos numa sociedade que vive num ritmo frenético, onde há tanta competitividade, tanto consumismo, tudo é tão rápido e as coisas parece que passam voando por você. O convite de Jesus sempre é para que possamos aquietar e sossegar nosso coração e nossa mente na quietude de Sua presença, porque o Seu jugo é suave e o Seu fardo é leve. E Ele faz isto porque sabe que só assim encontraremos descanso para as nossas almas cansadas, sobrecarregadas e oprimidas.Assim como os teus dias, disse Deus, assim será a tua força. Em outras palavras, eu só recebo o suficiente para cada dia. É o pão de cada dia que Ele me dá hoje. É a graça de cada dia. E é assim que, como Moisés orou, eu aprendo a contar os meus dias para alcançar um coração sábio.
Não existe sabedoria no ritmo louco deste mundo. O resultado são os consultórios médicos lotados de pessoas com todo tipo de problemas físicos e emocionais. Não existe sabedoria no acumular tesouros na terra onde a traça e a ferrugem corroem e os ladrões minam e roubam. Não existe sabedoria em ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma, tornar-se um ser desalmado e prejudicar-se a si mesmo. Não existe sabedoria em passar pela vida sem nem mesmo perceber que ela passou, sem ver os filhos crescer, sem ser amigo, sem ser irmão, sem viver o bem que Deus me proporciona.
Para que tanta vaidade e "correr atrás do vento"? Necessidade é uma coisa, desejo é outra. É aí que a Palavra de Deus vem e me ensina que a verdadeira sabedoria está no contentamento, no sossegar o coração e no confiar em Deus. Um dia de cada vez. Só por hoje. Sem agonias de alma. Sem querer atingir o "topo do mundo", sem querer "arrebentar a boca do balão", sem querer "ser o melhor", sem me envolver com "coisas grandes demais para mim", como disse o salmista. Porque a aparência deste mundo passa. Tudo passa, só permanecem a fé, a esperança e o amor. Na verdade, o mundo (este sistema) passa e todas suas paixões, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 
Passar ou permanecer: qual é a nossa escolha? É uma escolha diária. Não anual, não semestral, não mensal, não semanal, mas diária. Todo dia. Cada dia.
Certa vez lendo um livro "Vivendo com Propósitos", algo me chamou muita atenção, o autor fez algumas perguntas bastante instigantes: "Que tipo de pessoa eu sou?", "Que tipo de pessoa eu quero ser?" e "Que tipo de pessoa eu estou me tornando?". Eu penso que estas são algumas das verdadeiras questões nas quais precisamos pensar.
Igualmente a protagonista da história verídica do livro e do filme "O Refúgio Secreto", quando ainda criança, perguntou a seu pai como ela saberia se teria forças para suportar as situações difíceis da vida, quando elas surgissem em seu caminho. Mal sabia ela, que anos depois, seria levada para um campo de concentração nazista, juntamente com sua irmã Betsie. O pai, então, respondeu a ela: "Corrie, quando você precisa embarcar no trem para viajar, quando é que seu pai entrega o bilhete da passagem em sua mão?". Ela respondeu: "Na hora em que vamos embarcar". O pai, então, lhe respondeu: "Da mesma forma, Deus nos dá forças para enfrentar o que precisamos enfrentar, na hora que dela necessitamos". Nem antes e nem depois. Na hora.
Basta a cada dia as suas preocupações. Um dia de cada vez. Um dia por vez. Só por hoje.
Pense sobre isto.