junho 10, 2012

Há Momentos e Momentos!



A vida tem momentos e momentos. Há momentos em que tudo parece ir bem, o sol está brilhando forte, estamos entusiasmados e tudo parece estar cooperando a nosso favor.Mas, há momentos - e não são poucos - em que parece que a dor que enfrentamos é muito maior que as forças que temos para enfrentá-la. Parece que a tempestade que surgiu em nosso caminho vai engolir o nosso pequeno barquinho e afundá-lo nas fortes ondas do mar. Parece que estamos sendo atingidos por uma série de golpes - um após o outro, após o outro, após o outro, como o boxeador que está sendo atingido por seu oponente de lutaAlgumas vezes, a vida bate forte. E, algumas vezes, parece que nós vamos "cair na lona" e tudo que nós queremos é que a luta acabe logo. Você já se sentiu assim? É aí que nós nos sentimos quase que tomados pelo anseio de orar como o salmista Davi fez no Salmo 57: "Misericórdia, ó Deus, misericórdia!"
Pelo menos uma vez na vida você já orou assim? 
Ou melhor, alguma vez na vida, você já passou por momentos em que você só conseguia orar assim? "Misericórdia, ó Deus, misericórdia!" 
O incrível é que, exatamente, nestes momentos tão difíceis e que nenhum de nós gosta de experimentar, que Deus se apresenta a nós como o grande Consolador das nossas almas. 
Quem nunca ouviu uma história de como Deus se revelou a alguém no momento da sua mais intensa aflição? A Bíblia toda está cheia de relatos assim. A história também.
A questão é que uma vez que Deus é o Senhor da nossa vida, Ele, também, é quem toma para Si mesmo a responsabilidade de guardá-la e dirigi-la. 
Não significa que estamos numa redoma de cristal e que nós não passemos pelos problemas e dores da vida - nós passamos e enfrentamos - mas que nós somos dEle, por direito e por escolha; nós pertencemos a Ele e a nossa vida está escondida com Cristo em Deus. 
Eu sei que na maioria das vezes nós não percebemos a presença de Deus nestes momentos. Parece mesmo que tudo que nós conseguimos perceber é a presença da dor, da angústia, do sofrimento, da adversidade e daquilo que nos aflige e amedronta. É difícil. Eu sei.
Choramos, sofremos, nos angustiamos, sentimos a pressão e a dor; simplesmente, porque somos humanos e estamos neste mundo; mas precisamos nos lembrar que há um Deus que está no controle de todas as coisas, que nos ama além de todo o entendimento e que cuida de nós. 
Por isso é tão importante nunca perder de vista a cruz onde Jesus se entregou por nós. Porque foi na cruz que Deus provou o Seu amor para conosco. 
A conclusão é que se Deus não poupou o Seu próprio Filho, antes o entregou por nós, como não nos dará, juntamente com Ele, todas as coisas? Se Ele escolheu nos perdoar, quem pode nos condenar? Se Ele escolheu nos justificar, quem pode nos acusar? Se Ele quer nos amar, quem pode mudar isto?
Eu sei que a vida não é justa, mas eu não posso confundir Deus com a vida. Deus é bom e as Suas ternas misericórdias e compaixões permeiam todas as Suas obras. Daí que se eu vou encontrar forças e consolo para prosseguir, em meio e apesar das agruras da vida, eu preciso me abrir para Deus, em confiança e dependência. Eu preciso me dar a chance de orar e falar com Deus a respeito daquilo que me aflige e inquieta; e, ao mesmo tempo, a chance de confiar que Ele está cuidando de mim.Ele quer que nós derramemos para Ele o nosso coração. Ele quer que nós confiemos nEle e que possamos nos abrir para sermos transformados por Ele. Mais que nos abençoar, Ele quer nos transformar e nos fazer crescer à Sua imagem.
Eu sei que vivemos dias difíceis. Muito difíceis. Eu sei que as lutas são muitas. E eu sei o quanto é difícil, algumas vezes, encontrar forças para prosseguir. Mas, Deus não nos abandonou. Nem mesmo por um único instante. Mesmo quando não conseguíamos discernir Sua presença e poder em lugar algum na nossa vida. 
Ele está conosco sempre para nos encorajar, fortalecer, inspirar, consolar, reerguer e renovar com o Seu amor e graça. Algumas vezes, Ele vem e nos toca num momento de oração; outras vezes, num momento de silêncio ou num momento em que começamos a reconhecer as obras de Suas mãos e lhe dar graças; algumas vezes, Ele vem na pessoa de um amigo, de uma amiga ou até mesmo de um desconhecido. Mas, Ele sempre está conosco.
Então, não desista de viver, não se deixe levar pelos pensamentos depressivos e nem se entregue à desesperança. Escolha pensar de uma outra maneira. Escolha ver as coisas de uma outra forma. Escolha colocar a sua esperança em Deus, porque Ele é socorro bem presente na hora da angústia.
Como foi o seu dia?
Se hoje foi um dia difícil, amanhã vai ser um novo dia com novas chances e novas oportunidades. Se, hoje, você errou, amanhã, você tem a chance de acertar. Se, hoje, foi um dia de choro e desencorajamento; amanhã, não precisa continuar sendo assim. Não esqueça de que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã. 
Pense nisto e que a graça de Jesus abrace as nossas vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário