julho 10, 2012

Traga de Volta a Esperança...Deus Não Esqueceu de Você!


Uma das sensações mais angustiantes que alguém pode ter é a de sentir-se sem esperança. Olhar ao redor e sentir como se não houvesse mais opções ou possibilidade de mudança ou livramento. Sentir-se asfixiado por algo e achar que não há como libertar-se. Mais que qualquer coisa a desesperança tem levado pessoas à depressão e à prostração interior. A Bíblia diz que é o espírito do homem que o sustenta na sua enfermidade. Isto é: podemos ficar enfermos; podemos passar por momentos de fragilização e enfermidade, mas é o nosso espírito que nos sustenta neste momento. Mais do que isto, é daquilo que foi depositado dentro de nós que nos alimentamos nos momentos de fome e escassez. A pergunta que a Bíblia faz é "mas ao espírito abatido, quem o sustentará?"
Quem sabe esta não seja a sua sensação hoje? Você sente que o seu espírito está abatido. De algum modo, você foi tão bombardeado pelas circunstâncias e pelas adversidades da vida, que o seu interior está prostrado. Você, simplesmente, não consegue se erguer por dentro. É como se suas forças tivessem sido sugadas de você. Tudo que restou foi o desânimo, a apatia e um sentimento horroroso de desesperança. E o pensamento é que nada nunca vai mudar.
Mas, quando eu olho para a Bíblia, eu percebo que em momentos assim, há algo que você e eu precisamos fazer. Você se lembra de Jeremias e do que ele disse quando andava pelas ruas de sua cidade devastada pelos seus inimigos? Ele disse: "Quero trazer à memória aquilo que me traz esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim, renovam-se cada manhã. Grande é a sua fidelidade".
Quando eu não tenho mais no que me encorajar; eu ainda tenho EM QUEM me encorajar. Quando eu não tenho mais no que me alegrar; eu ainda tenho EM QUEM me alegrar. E ele apela para as misericórdias do Senhor. 
Eu posso estar abatida, mas eu não fui destruída. Eu ainda estou aqui.  Meu momento não é o meu destino. Eu posso estar aqui, mas eu não vou ficar aqui. Deus está cuidando de mim.
Será que você pode trazer à memória as misericórdias de Deus pela sua vida. Porque se você sobreviveu a tudo que viveu, foi pela Sua misericórdia. E se você ainda está aqui é por causa da Sua fidelidade. 
Então, por mais que esteja difícil e por mais que a desesperança tente sufocar você , encoraje-se no Senhor. Ele está com você. Você não está sem opções. Faça como o salmista que disse: "Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes" e "Não morrerei; mas viverei e contarei as obras do Senhor".
Eu sei que não é fácil administrar algumas sensações que temos e alguns sentimentos que nos abatem. As interações do nosso espírito com nossa alma e corpo são tão grandes, que algumas vezes é bem difícil lidar com tudo isto. Mas Deus continua sendo misericordioso e fiel. E são as Suas misericórdias que nos sustentam. E é a Sua fidelidade que nos ajuda a esquecer as coisas que para trás ficam e avançar para aquelas que estão diante de nós, prosseguindo para o alvo da soberana vocação de Deus, em Cristo Jesus. 
Lembre-se que Jesus é o Sumo-sacerdote misericordioso que se compadece de nossas fraquezas e intercede por nós. Será que você pode imaginar que Ele está agora mesmo intercedendo por sua vida? É aí que eu percebo que minha vida está em boas mãos. 
Está difícil, mas vai passar. É doloroso, mas não é para sempre. Nâo é como eu esperava; parece injusto e até mesmo sem sentido, mas Deus não me abandonou. Ele não esqueceu você. A Bíblia diz que Ele recolhe as suas lágrimas em Seu odre. Ele tem o seu nome escrito nas palmas de Suas mãos.
Você pode estar deprimida, abatida, angustiada, desesperada, sem forças, sem ânimo, sem vontade de prosseguir, doente e prostrada; mas Deus ainda está com Suas mãos sobre a sua vida. E Ele não vai permitir que esta luta destrua a sua vida. Ele pagou um alto preço para que você pertença a Ele. Ele amou você como ninguém jamais amou. Ele se importa e Ele está presente. 
Sua mente pode estar confusa, suas emoções podem estar à flor da pele, seu corpo pode estar exaurido, sua vida pode estar sem graça; mas Deus não abandonou você. Ele está tão perto quanto a menção do Seu nome. Ele não foi embora; Ele ficou. Ele é socorro bem presente na hora da angústia.
Algumas vezes, nós precisamos falar para nós mesmos. Conversar com a nossa própria alma. Encorajar-nos com a Palavra de Deus. Falar com o nosso coração. Acalmar as nossas emoções. Fazer como a mulher com o fluxo de sangue que dizia para si mesma: "Se eu apenas tocar a orla de suas vestes, eu serei curada". Dizer como Davi falando com sua alma: "Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu".
Hoje, eu quero encorajar você a ter esperança e a saber que Deus é por nós. Os tempos são difíceis, as lutas são grandes, nem sempre é fácil; mas se nós perseverarmos com Ele, nós reinaremos com Ele. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário