setembro 23, 2019

Não Espere Algo...Espere Pelo Senhor.

Imagem relacionada

Há um ano e seis meses que não posto nada no meu Blog, hoje senti vontade de escrever. E eu venho falar da tão difícil arte de esperar. Esperar é onde a batalha é ganha. Esperar é uma arte que nenhum de nós pode dizer que já aprendeu a dominar.
A verdade é que nenhum de nós gosta de esperar. Mas, se eu não aprender a fazê-lo, eu corro o risco de perder a recompensa que esta espera pode me trazer. É verdade que algumas vezes, nós estamos esperando por algo que Deus nunca nos prometeu. Mas, quando nossa espera encontra fundamento em Sua Palavra e promessa, vale à pena a espera.
Eu me lembro quando a Bíblia nos ensina que é pela fé e pela perseverança que nós herdamos as promessas de Deus. E esta perseverança só é necessária, justamente, porque eu preciso lidar com o tempo da espera, e porque é tão difícil manter a minha fé em meio à uma espera que parece nunca acabar. Mas, a questão é que se eu não aprender a esperar, com paciência pelo Senhor, eu posso abortar o meu destino, em função do meu momento. Ou seja, está doendo tanto - que eu abro mão de viver o meu amanhã, simplesmente, porque não suporto mais o meu hoje. De algum modo, a minha dor está ofuscando o brilho do que Deus ainda tem para minha vida. Mas, é aí que eu preciso me lembrar que ninguém planta uma semente, hoje, e colhe os frutos, amanhã. Porque, entre a semeadura e a colheita, existe o tempo do crescimento e da frutificação. Então eu preciso decidir, se eu vou transformar esta minha espera em ansiedade e medo; ou, em uma preparação para a colheita que eu terei. Eu posso esperar com ansiedade, desespero e medo; ou, posso esperar, como disse o salmista, confiantemente, pelo Senhor. Quando eu me lembro, que Jesus, amando seu amigo Lázaro e sua família, e, sabendo que este estava gravemente enfermo, o fez esperar – eu paro para pensar, que em toda espera, há um propósito maior de Deus para minha vida. Ou seja, Deus nunca me faz esperar por esperar. Ele não tem prazer na minha agonia. Ele não está indiferente ao meu clamor ou à minha oração. Eu preciso entender que Deus quer que o tempo da espera seja um tempo de verdadeira revelação em minha vida. Porque enquanto eu atravesso o deserto e ainda não cheguei à terra da promessa – Ele quer me ensinar que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Enquanto eu espero a mão amiga, o toque amigo, o ouvido amigo, que se torne meu parceiro de caminhada e cúmplice do destino – Deus quer que eu O conheça como minha fonte e refúgio. Ele quer que eu aprenda a segurar em Suas mãos, ouvir Sua voz, sentir o Seu toque e provar o Seu consolo. É neste tempo - que nunca é fácil passar - que eu vou aprender, como nunca antes, o que realmente significa viver da Palavra que Deus traz à minha vida. Eu vou aprender o que o salmista quis dizer, quando escreveu: "na minha angústia é a Tua Palavra que me vivifica". Quando Jesus chega à casa de seu amigo Lázaro, ele já havia sido sepultado há quatro dias. Talvez isto pudesse soar para nós como descaso ou indiferença. Como eu posso amar alguém e deixá-lo esperar até à morte? Como pode Deus me amar e permanecer silencioso em relação à minha dor? Eu sou tentado a avaliar o relacionamento que Deus tem comigo pelo modo como eu acho que Ele está se relacionando com a minha dor. É a famosa frase dos que zombaram de Jesus, na cruz: Se o ama, que O livre, agora! Ou seja, se Deus não faz agora - é porque Ele não se importa.  Quando Jesus chega e se propõe a ir até onde eles haviam enterrado seu amigo, eu começo a perceber como a fé daquela família era uma fé liimitada pelo tempo. Simplesmente, porque ela cria que se Jesus tivesse chegado antes – algo bom poderia ter acontecido. E, cria, também, que, em um futuro distante, algo maravilhoso iria acontecer. Ou seja, a fé deles estava sempre no passado, ou no futuro – mas, o seu presente estava sepultado na dor. Será que nós não estamos assim? Cremos que Deus fez, e que Ele, um dia, fará – mas, não conseguimos crer que Ele faz - hoje. É aí que Jesus me faz esperar; para que através desta espera, eu aprenda que Ele não está preso ao meu tempo ou às minhas circunstâncias – Ele é Deus. Ele não tem uma data limite para agir, nem um cronograma apertado a cumprir – Ele é o Senhor do tempo e da história. Na verdade, a Bíblia diz que Ele remove reis e estabelece reis, muda os tempos e as estações. Ou seja, tudo está debaixo do Seu controle. Mesmo quando eu penso que Ele está atrasado em relação ao meu relógio – eu aprendo que Ele está em tempo, dentro do "Seu" relógio.  Se eu posso deixar um pensamento com você, seria: Não desanime, Deus tem tudo sob controle! E Ele já sabe o que vai fazer. E é conhecer estas verdades que me ensinam a viver em uma espera confiante, sabendo que Aquele que fez a promessa é fiel. Eu não estou dizendo que é fácil ou confortável - mas, que quando eu me agarro às promessas de Deus e me renovo na certeza do Seu grande amor por mim - é possível. Quando Jesus chega diante da sepultura de Lázaro, Ele chama à vida o que estava morto. Ele olha na cara da morte e proclama a vida. Ele olha para dentro de todas as impossibilidades e demonstra quem é o Senhor da vida, do tempo e da história. Você não está só, nem abandonado ou sem opções. Na verdade, Deus está tão perto, quanto a simples menção do Seu nome. Ele ama você e se importa com sua vida. Por isto, clame a Ele. Não espere algo - espere pelo Senhor. A Bíblia diz que aquele que há de vir - virá, e não tardará. Por isto, nós não somos como os que retrocedem e caem - mas, como os que crêem e permanecem de pé. Nunca esqueça que a Bíblia nos ensina que os que esperam pelo Senhor renovarão suas forças, subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarã0.

3 comentários: