março 05, 2011

Quinto Desafio do Propósito: "Organização"



ORGANIZAÇÃO


Com tanto trabalho, tarefas e responsabilidades é natural que a pessoa se sinta sobrecarregada, é muita coisa na cabeça!
"De hoje em diante você irá se organizar no papel. Não vale organização mental, pois sempre esquecemos de algo".
A razão de ter iniciado este propósito foi para que nos tornássemos mulheres melhores. 
Reconheço que muitas vezes sou falha e sempre acabo deixando a desejar. Esses dias fiquei pensando no que estou fazendo de errado. Percebi que estou fazendo muitas coisas erradas. Então comecei a me organizar.
E quais seriam os meus erros e o que eu posso fazer para mudá-los? Aqui está alguns dos meus erros que compartilho com vocês...
1) Ansiedade: Devido a várias coisas que aconteceram em minha vida. Me tornei ansiosa, sempre preocupada com o relógio. Não posso mais ficar ansiosa por conta de relógio porque não tem motivo para isso. Ou melhor não tem motivos para errar nisso. Então relaxarei e farei do relógio meu amigo.
2) Desorganização total: Agora que minha filha e meu neto, não estão aqui e não almoçam mais comigo, e eu almoço e lancho sozinha, comecei a não planejar mais meu almoço e meu lanche. resultado... a noite quando chego da igreja fico morrendo de fome e ataco a geladeira mais do que devia. Tenho que me organizar, planejar as refeições corretamente e na hora certa.
3) Foco: Sei lá, as vezes perco o foco, esqueço meus objetivos. Pensei em fazer um cartaz e pregar na porta do meu quarto com os objetivos e metas que quero alcançar.
4) Despensa: Não deixar a casa desabastecida de coisas saudáveis e que eu possa comer...Acabei comendo o que não podia porque não tinha feito compras. Tenho que me organizar nisto também.
5) Não Cair em Tentação: Meu trabalho tem mil lanches. Tenho que nos momentos em que as pessoas levam lanchinhos, sair de perto e ir comer o lanche que eu levei e pronto.
6) Xô Preguiça: Organizar um horário para fazer exercício  fisico.
Amanhã traçarei minhas metas e colarei na porta. Primeiro tenho que me organizar e colocar as coisas a cumprir no papel. Adoro papel rsrs!

Aqui vou ensinar exatamente como aprendi passo a passo:
  • Em uma folha de papel, escreva todas suas responsabilidades e tarefas.
  • Depois de tê-las todas no papel (procure não esquecer de nada, mas tudo bem se esquecer, quando lembrar, adicione à lista), você irá numera-las da seguinte forma:
  1. Coloque o número 1 para as tarefas Urgentes que precisam ser feitas o mais rápido possível.
  2. Coloque o número 2 para as tarefas importantes, mas não tão urgentes.
  3. Coloque o número 3 para as tarefas que podem ser feitas sem urgência nenhuma.
  4. Coloque o número 4 para as tarefas que não são tão importantes ainda, mas que precisam ser feitas.
  • Depois de numerá-las, você irá distribuir as tarefas durante toda a sua semana.
  • Depois de ter toda a sua semana organizada, você irá todos os dias da próxima semana trabalhar com sua listinha, se lembrar de algo, irá acrescentar conforme a urgência.
  • Conforme você cumpre uma tarefa, irá risca-la da listinha, verá que isso lhe trará uma sensação de tarefa cumprida e também verá onde seu tempo está sendo usado.
Dicas: 
  1. Façam isso todo domingo no final do dia, assim iniciará sua semana sabendo exatamente o que precisará fazer.
  2. Se você trabalha fora e também cuida do seu lar, faça listas separadas. Uma para o seu trabalho e outra com as responsabilidades do lar.
  3. Lembre-se, você é uma só e seu dia tem apenas 24hrs, portanto, seja sábia ao distribuir as tarefas durante 1 dia, não sobrecarregue...
Sejam dedicadas e verão os resultados destas tarefas.

E toda glória para o nosso Amado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário