janeiro 27, 2011

O Aço.

Resultado de imagem para o aço no fogo

Um senhor conta a história do ferreiro que, depois de uma juventude cheia de excessos,decidiu entregar sua alma a Deus. Casou-se,formou uma família,e durante muitos anos trabalhou com afinco.Entretanto,apesar de toda a sua dedicação,nada parecia dar certo em sua vida.Muito pelo contrário;seus problemas e dívidas acumulavam-se cada vez mais. Uma bela tarde,sua mulher reclamou: " você está dando um péssimo exemplo a nosso filho. Justamente depois que resolveu se tornar um homem temente a Deus, a vida começou a piorar.Eu não desejo enfraquecer a sua fé,mas,apesar de toda a sua crença no mundo espiritual,nada tem dado resultado. O ferreiro não respondeu imediatamente:também ele já havia pensado nisso muitas vezes,sem entender o que acontecia.Entretanto,como não queria deixar a mulher sem resposta,naquela mesma noite, durante o jantar com sua família,o ferreiro explicou o que estava sentindo:" Eu recebo nesta oficina o aço ainda não trabalhado,e preciso transformá-lo em espadas.Vocês sabem como isso acontece? Primeiro,eu aqueço a chapa de aço num calor infernal,até que ela fique vermelha.Em seguida,sem qualquer piedade,eu pego o martelo mais pesado,e aplico vários golpes,até que a peça adquira a forma desejada.Logo ela é mergulhada num balde de água fria,e a oficina inteira se enche com o barulho do vapor, enquanto a peça estala e grita por causa da súbta mudança de temperatura.Tenho que repetir este processo até conseguir a espada perfeita:Uma vez apenas não é suficiente.O ferreiro deu uma longa pausa,tomou um café, e continuou:As vezes, o aço que chega as minhas mãos não consegue aquentar este tratamento.O calor,as marteladas,e a água fria terminam por enchê-lo de rachaduras.E eu sei que jamais se transformará numa boa lâmina de espada.Então,eu simplesmente o coloco no monte de ferro-velho que existe na entrada da minha ferraria.Mais uma pausa,e o ferreiro concluiu: Sei que Deus está me colocando no fogo das minhas aflições.Aceito as marteladas que a vida me dá,e as vezes sintome-me tão frio e insensível como a água que faz sofrer o aço.Mas a única coisa que peço é: Meu Deus,não desista de mim,até que eu consiga tomar a forma que o Senhor espera de mim.Tente da maneira que achar melhor,pelo tempo que quiser,mais jamais me coloque no monte de ferro-velho das almas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário