janeiro 29, 2011

Por que Estás Abatida ó Minha Alma? E Se Perturbas Dentro Em Mim?


Oi amigos do Blog,
Hoje eu fui convidada a ministrar a Palavra de Deus em minha igreja e falei a respeito da angústia, um mal que tem assolado o povo de Deus.
A verdade é amigos , que algumas vezes, o sentimento que tenho é que nossa alma precisa de colo. Ela está cansada, inquieta e aflita. São tantas as pressões, tantas as dificuldades, as cobranças, os jugos, as importunações, as perseguições que a alma sofre, Há momentos em que ela pede sossego. Não há como viver o tempo todo competindo por um espaço, correspondendo as expectativas das pessoas, provando algo para nós mesmo ou para os outros, realizando proezas e desempenhando mil e um papéis, sem ficarmos cansados. Isaías disse que até os jovens se cansam e de exaustos caem. É humano, ninguém resiste tanta pressão sem que a alma se esgote em algum momento da caminhada. Davi perguntava à sua alma: "Por que estás abatida, ó minha alma? E se perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei a Ele, Rei meu e Deus meu". A verdade é que essa  é a única forma de sobreviver as pressões de um mundo como este. Chega um momento em que se precisa questionar se é preciso mesmo tanta luta e correr "atrás do vento". Jesus disse: que a vida é mais que o alimento e o corpo mais que o vestuário. Ou seja, nós somos mais que aquilo que nós precisamos para viver. Nós  somos mais que aquilo que  produzimos ou realizamos. Porque nós somos alguém criados a imagem e semelhança de Deus. Temos em nós a imagem de Deus. Na medida que percebemos que a nossa vida vale mais que todas essas coisas que a sociedade quer nos impôr, nos sentimos livre para escolher o caminho que vamos seguir, com a graça e a sabedoria de Deus. Não temos nada a provar, nada a merecer. Nós somos aceitos em Jesus, somos amados por Ele, nossa vida pertence a Ele. E podemos viver na certeza que Ele cuida de nós. É aí que vamos trabalhar, realizar, mas não numa busca neurótica de sucesso ou realizações, mas na paz de quem segue aquele que é o caminho, a vedade e a vida. É só na presença calma e amiga de Deus que nós conseguiremos fazer calar e sossegar a nossa alma. No Salmo 131, o salmista também escreve que assim como uma criança desmamada nos braços de sua mãe, assim é a sua alma para com ele. Ele vai adiante, e diz que faz sosegar e aquietar a sua alma, da mesma forma que essa mãe faz com a criança que ela amamenta. A figura é de uma criança que acorda, inquieta, agitada e chorosa. A mãe a coloca no colo e a amamenta. Quando ela finalmente se sacia, a mãe a nina e a faz dormir novamente. O salmista diz que é desta forma que ele trata a sua alma. Ele não a maltrata, não a ignora, não bate nela, não a violenta, não a pressiona ainda mais, mas a nina e a aquieta. Sei que não se resolve um problema negando que ele exista. Não se cura uma doença, seja ela física ou emocional fingindo que ela não está lá. É preciso aquietar a alma. É preciso ouvir o choro dela e acalmá-la. Não perca a esperança. Há cura para essa angústia.
 Pai, em Tua graça, abrace essa pessoa e faze-a experimentar o Teu grande amor e a Tua paz. Em nome de Jesus. Amém! 
Bjs e até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário